Entenda o Compliance e Suas Vantagens para a Empresa

Entenda o Compliance e Suas Vantagens para a Empresa
Tempo de leitura: 4 minutos

O atual cenário econômico e político do Brasil tem sido um momento muito propício para o surgimento de dificuldades das mais diversas origens em empresas de todos os portes. Por diversas razões, corporações tem sido notícias em jornais de circulação nacional a respeito de práticas fraudulentas e atividades ilícitas, o que tem levado à perda de credibilidade e algumas até mesmo à falência.

Algumas empresas, por maiores que sejam, perdem parte de sua integridade e passam a ser caracterizadas pelos concorrentes e pelos próprios consumidores por sua falta de ética. Quando envolvidas em escândalos de corrupção, além das sanções penais, cíveis e administrativas, sofrerão também com a queda na sua reputação e a dificuldade em prosperar financeiramente com negociações e transações financeiras.

Ser uma empresa de grande porte, aquela que alcançou os primeiros lugares no mercado dentro do seu nicho e se destaca em meio a tantas outras, está diretamente relacionado a práticas éticas e atitudes que estão constantemente em conformidade com as leis.

Mas são as pequenas e médias empresas que estão mais expostas a riscos, já que sua estrutura não contempla um setor jurídico, por exemplo, e não contam com etapas reguladoras e de governança das quais as empresas maiores normalmente dispõem.

A utilização de processos manuais e equipes de pessoas destinadas a fazer com que tudo seja executado da melhor maneira possível pode ser um método um pouco obsoleto e até mesmo falho.

Para que isso seja possível de maneira eficiente, existe uma prática chamada Compliance, que auxilia os gestores dessas empresas de sucesso a manterem o nível correto de atuação e melhorarem cada vez mais sua reputação no mercado.

Se você ainda não conhece essa prática ou está interessado em saber um pouco mais sobre Compliance, continue a leitura desse artigo e veja as principais vantagens desse investimento para uma empresa.

O que é Compliance?

O Compliance é uma prática adotada por muitas grandes empresas para manter o controle de todas as atividades exercidas pela corporação, de forma que estejam sempre de acordo com a legislação, seja ela Nacional, Estadual ou Municipal, e até mesmo regras internas.

O termo Compliance é derivado do inglês e significa, em tradução livre, “manter-se em conformidade com leis e regulamentações como um todo, internas e externas”.

As principais ferramentas utilizadas por uma equipe especializada em Compliance são:

  • o canal de denúncia;
  • o treinamento sobre ética organizacional;
  • o desenvolvimento de códigos de conduta;
  • os programas de integridade.

Esse controle é exercido de forma terceirizada. Isso quer dizer que a empresa interessada na prática do Compliance contrata o departamento de uma outra empresa, especializada nessa área, para exercer a análise do funcionamento da corporação.

Isso faz com que a execução das atividades empresariais possa acontecer sem que o gestor se envolva e se preocupe com procedimentos que muitas vezes nem são de sua inteira competência. Fraudes em pagamentos e inadimplências diversas, por exemplo.

Geralmente são as empresas envolvidas com grandes procedimentos jurídicos e normativos as contratantes do programa de Compliance. Entretanto, por esta ser uma prática onde o objetivo principal é a manutenção da execução de atividades dentro de um ambiente corporativo, qualquer empresa pode ser amplamente beneficiada pelo referido programa.

O departamento terceirizado contratado é comandado por um profissional denominado Compliance Officer, o responsável por administrar o programa e liderar todas as atividades a serem desenvolvidas dentro do ambiente empresarial.

Vantagens da implementação do Compliance para uma empresa

Redução de custos

Ainda que seja necessário investir determinado valor para a contratação de empresa terceirizada para exercer o Compliance, a prevenção é sempre a melhor alternativa. Isso porque qualquer erro na declaração dos tributos, no pagamento de taxas ou mesmo nos repasses obrigatórios para o Poder Público pode ocasionar em multas de valores elevadíssimos.

Benefícios para o ambiente empresarial

A atividade de Compliance não beneficia somente os cofres da empresa de forma direta. Os colaboradores que nela atuam sofrem com a influência positiva de um ambiente de trabalho ético e organizado, o que os motiva a produzir cada vez mais e melhor.

Então, além da economia de gastos gerada por quem exerce práticas de prevenção, a atuação eficiente dos funcionários e colaboradores resultará em números ainda mais satisfatórios.

Influência positiva no mercado

Quando uma empresa é referência no mercado pela sua forma ética de atuar em diversas áreas, automaticamente ela ganha credibilidade perante outras empresas e até mesmo perante o Poder Público. Isso significa que o caminho para a obtenção de empréstimos, por exemplo, será encurtado. O mesmo vale para o ganho de subsídios, incentivos e doações.

Além desses benefícios, o programa de Compliance é também um elemento muito favorável no momento em que se analisam as propostas em licitações. Em sua maioria estas são grandes oportunidades de crescimento financeiro e de notoriedade para empresas vencedoras nos processos.

Outra vantagem relevante mas pouco mencionada é que uma empresa que contempla políticas de Compliance obtém crédito com mais facilidade, inclusive com taxas de juros menores. Assim a adoção de Compliance representa um impacto financeiro direto e positivo às corporações que o implementam.

Em resumo, o programa de Compliance não é mais classificado meramente como um diferencial dentro do mundo corporativo. Esta prática está mais relacionada à sustentabilidade do negócio e ao modo como ele vai ser visto pelos fornecedores, consumidores, concorrentes e demais interessados (direta ou indiretamente).

Se você deseja saber mais sobre Compliance, entre em contato com nossa equipe.

 

Comentários