O processo de abertura de uma empresa exige uma série de documentos para a regularização da atividade dentre elas estão as licenças ambientais. Todos eles são extremamente importantes para o correto funcionamento do negócio e para que não se incorra em penalidades caso os órgãos competentes façam a fiscalização.
As licenças ambientais são exigências da gestão pública que não garantem ao empreendedor somente um diferencial para sua empresa, mas também a responsabilidade para com o meio comum a todos.
O negócio que conta com a devida regularização de funcionamento garante linha de crédito em determinados bancos e grandes possibilidades de aumento no faturamento devido ao reconhecimento. Além disso, auxilia na preservação dos recursos naturais e na manutenção da qualidade de vida de toda a população.
Elas são obrigatórias para inúmeras atividades, tais como indústria, transporte, agricultura e serviços em geral, mas é sempre muito importante verificar a necessidade dessa autorização para o funcionamento do seu empreendimento. É por meio delas que estarão autorizados o funcionamento, a instalação e a localização das atividades do empreendimento.
Quais são as licenças ambientais para empresas?
- Licença Prévia: sua solicitação é feita na fase de planejamento, pois é por meio dela que será definida a compatibilidade da atividade com a necessidade de preservação ambiental na localidade onde vai atuar.
- Licença de Instalação: é concedida após a liberação da Licença Prévia para que seja autorizado o início da construção.
- Licença de Operação: é a última licença, a que vai permitir que o empreendimento dê início às suas atividades e funcione dentro das regras estabelecidas.
Caso tenha dificuldade com a regularização de documentos que são importantes para o funcionamento do seu empreendimento, procure uma equipe de assessoria especializada e mantenha em dia todas as licenças exigidas pelos órgãos públicos competentes.
Para mais Informações ou tirar dúvidas entre em contato: